Canoagem no Rio Sella

Actividade de Canoagem no Rio Sella

 

  • Río Sella

A descida do Rio em canoa não é uma actividade completamente nova para mim! Já o fiz algumas vezes de diferentes formas e em locais diferentes. Mas como cada local tem o seu mosaico paisagístico e o seu leito distinto, estou sempre pronto para usufruir e experienciar mais.

Em Arriondas, o Rio Sella era para mim, sem dúvida, uma zona por explorar. Já tinha lido algo sobre o evento do dia internacional da descida, mas nada melhor do que passar por essa experiência, para ficar a conhecer!

  • Chegada à Frontera Verde

O ponto de partida foi mais uma vez as instalações da Frontera Verde, onde nos foi fornecido o material necessário para a actividade (fato e casaco neopreme e ainda um colete salva-vidas).descida-do-rio-1

Para além do equipamento de segurança, ainda foi entregue um saco com alimentos para cada participante, que foi colocado dentro de um bidon impermeável. Depois de equipados fomos para a carrinha que nos transportou até ao rio (cerca de 200metros) onde nos esperavam as canoas e os remos.

O local de partida é de baixo da ponte de Arriondas, o mesmo onde também se sai no dia internacional da descida do rio Sella. Aí, é feita aos participantes uma explicação geral e também de como se deve remar e os tipos de remada que são utilizados.

  • Percurso em canoa no rio Sella

Os participantes podem definir quantos quilómetros querem percorrer pois existem 3 tipos de percursos; Curto, longo e extralongo. Têm a opção de interromper a descida a meio, (em Toraño) ou continuar até Llovio. 

  • Percurso 1: Arriondas – Toraño, 8 km. (2 horas) O percurso curto tem a extensão de 8Km (passagem sob 3 pontes do rio Sella) e leva cerca de 2h a percorrer até à localidade de Toraño.
  • Percurso 2: Arriondas-Omedina, 14 km. (4 horas) O percurso longo é de 14km (passagem sob 4 pontes do rio Sella) e demora cerca de 4h até à localidade de Omédina.
  • Percurso 3: Arriondas-Llovio, 16 km. (5 horas) E por fim, o percurso extralongo que são 16km (passagem sob 6 pontes) e cerca de 5h até à localidade de Llovio.

descida-do-rio-2Não há nada como experimentar! O percurso é sem dúvida bonito, com algumas passagens em rápidos (o que torna ainda mais divertido) e com o incrível cenário das montanhas. Deslizamos ao longo de 14km podendo observar zonas com flora e fauna características das zonas ribeirinhas e um silêncio que permite ouvir algumas espécies, principalmente de pato bravo. Além disso, devido a água translucida conseguimos ver cardumes e peixes constantemente ao nosso lado.

Durante o percurso podemos parar as vezes que entendermos para comer algo, esticar as pernas e descansar um pouco, pois são cerca de 4horas a remar.

  • Sugestões para a descida de rio Sella

descida-do-rio-3Recomendo que levem protector solar, telemóvel e alguma comida extra para a descida.

Aconselho vivamente, pois para além de ser um sítio bonito e emblemático é um local muito tranquilo. É uma excelente actividade para se fazer em família ou com amigos!

 

RUI SIMÕES GOMES